domingo, março 13, 2011

Trilhos Maria da Fonte 7 - 12/03/2011 - Rescaldo

Best Blogger Tips
Como combinado, ontem fomos ao 7º Trilhos da Maria da Fonte na Póvoa de Lanhoso. Para mim e para o Moleiro foi a 4ª participação (acho eu, tenho que verificar nos dorsais/fotos que estão guardados) mas para o Zé e para o Nuno foi a estreia.
O dia ameaçava chuva e ela esteve presente durante algum tempo, o suficiente para nos "chatear" na fase inicial do passeio passeio. Depois lá foi acalmando ... mas o mal já estava feito - alguma da roupa já estava molhada e os trilhos estavam um "pantanal".
Como os betetistas eram muitos (mais de 700, penso eu), optamos por tentar ir para o grupo da frente - para evitar os "engarrafamentos" típicos dos primeiros single tracks e para tentar passar pelos mesmos antes de estes se encontrarem num completo lamaçal.
E assim foi mas logo nos primeiros kms o Nuno furou e lá paramos um bom bocado, o suficiente para que muitos betetistas nos ultrapassassem (o Zé já tinha furado mesmo antes da partida).
Para agravar a situação, havia quem não estivesse nos seus dias e estes pára/arranca quebraram um pouco o ritmo.
Depois vieram as intermináveis subidas e descidas ... subidas e descidas ... subidas e descidas, que em pouco tempo nos desgastaram por completo.
Mas o BTT é assim mesmo, por vezes implica algum sofrimento :)
A juntar a essas subidas e descidas, há que assinalar umas superdescidas relativamente perigosas (nem sei qual seria a inclinação de algumas delas, mas a bicicleta parecia não querer parar, mesmo com os travões a fundo!) que para além de me desgastarem, deram origem a um pequeno tombo :) (podem ver aqui uma sequência de 3 fotos do mesmo)
Mas antes desta zona das descidas perigosas, havia também um circuito muito bom (5*), cheio de curvas e contracurvas :) ... e foi nele que dei um outro tombo/salto :). Tinha umas rampas para saltos (não me parece que nos participantes existissem muitos downhilleiros, e coitados deles para chegarem até à zona dos saltos) que, na minha opinião, não estavam bem assinaladas. Era possível passar ao lado das rampas, mas era necessário estar atento (é necessário não esquecer que se tratava de uma descida e os betetistas vão "lançados"). Acontece que numa dessas zonas, em vez de um salto, tinha uma passagem em madeira, que todos tínhamos que fazer (sem dificuldade) e onde se encontrava um elemento da organização a tirar fotografias (e muito bem, porque o sítio era bonito, como podem ver aqui). Logo de seguida, aparece uma outra secção de madeira e que, devido a uns betetistas estarem lá parados (a comer, penso eu), eu julguei ser mais uma passagem de madeira com fotógrafo. Não era, era uma rampa de saltos ... e quando me apercebi, já tinha a roda da frente a "fazer o salto". Só tive tempo de "lançar" a bike para a frente com os pés e atirar-me por cima dela. Foi um salto (sem bike) de 2,5 metros (não devia ter menos) que não provocou qualquer lesão mas que podia ter sido muito diferente. Não culpo a organização porque, de facto, dava para passar ao lado. Tratou-se apenas de uma infeliz coincidência de ter passado por uma passagem de madeira com fotógrafo e logo de seguida estarem aqueles betetistas em frente à rampa, dando a entender que seria outra secção de fotografias. A culpar, culparia os betetistas porque, sinceramente, estar parado numa descida daquelas, a seguir a uma rampa de salto, não me parece um comportamento muito apropriado. Mas já passou, não aconteceu nada ... e sempre posso dizer que já fiz um salto de 2,5 metros :)))

Coisas que menos gostei:
  • A quantidade enorme de "dorsais" que fui encontrando ao longo do percurso. Não gostei porque sempre se trata de lixo e porque estou certo que quem os perdeu deve ter ficado triste por não guardar o "dorsal" - eu guardo os meus todos. No final lá me apercebi que o material era pouco resistente à chuva e rasgava.
  • A lavagem de bikes também poderia ter mais umas mangueiras. É muita gente que chega cansada, a desejar um belo banho, e ter que aguardar tanto tempo para tirar a lama da bike :( Relativamente à água não estar muito quente, a organização havia avisado que o outro sítio para banhos tinha sempre água quente. A opção de ir ali foi minha.
  • Para quem participou em edições bem anteriores, como eu, lembra com saudade aquela chegada ao centro da praça, com muita gente, muita animação (musica, publicidades...). Agora, quando chagamos ao fim, não se passa nada. Descemos as escadas e vamos para o banho ... acaba a festa.
  • Mais uma vez, não me lembrei que havia sorteios. Acho que estão mal publicitados. Sei que não há obrigação nenhuma em dar nada, mas já que há sorteios, que sejam para todos. Esta situação de ser ali no fim, não sei onde porque nem vi ... acho errado.
Bem já chega de relatos, se querem saber mais coisas, vão lá para o ano, que eu lá estarei, se tudo correr bem.

Aqui ficam as minhas fotos:
http://picasaweb.google.com/barcabikerstt/110312MariaDaFonte7


As fotos do evento (organização e participantes) podem ser vistas em:
http://bttmariadafonte.eu/
http://www.facebook.com/profile.php?id=1681417680&sk=photos

1 comentários:

Alone Ranger disse...

Caros amigos do Barca Bikers TT, apsesar dos azares estou certo que a vossa participação muito dignificou a edição deste ano dos Trilhos da Maria da Fonte. Quem sabe numa próxima edição os tapa furQs vos possam acompanhar! Entretanto fica o convite para participarem na 4ª Rota da Laranja, a qual terá a presença de 9 elementos no nosso clube, a maior de sempre.
Abraço, e bem hajam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...